5 dicas de decoração de apartamento pequeno que você não pode perder

  • Home
  • Curiosidades
  • 5 dicas de decoração de apartamento pequeno que você não pode perder

Decorar sua casa e apartamento é uma boa forma de deixá-la mais bonita e confortável. No caso de apartamentos pequenos, a decoração é ainda mais importante, pois serve para dar mais funcionalidade aos ambientes.

Quer conhecer boas ideias para decoração de apartamento pequeno? Então este post é para você! É só continuar a leitura e conferir.

Como fazer decoração de apartamento pequeno

1. Integre ambientes

Divisórias dão a sensação de que o ambiente é menor, por isso, sempre que possível, procure integrar dois ambientes da casa. Pode ser sala de TV com sala de jantar, ou a cozinha com a sala de estar. Para limitar cada espaço, use somente a disposição dos móveis; isso trará beleza e uma impressão de que o cômodo é mais espaçoso. Além disso, quem estiver cozinhando poderá interagir com as outras pessoas que estão no apartamento.

Aposte também em bancadas e outros itens que criem somente uma meia divisão; evite portas e paredes na área comum do apartamento.

2. Use tons claros

As cores utilizadas são muito importantes na hora de compor um ambiente. Aposte em paredes em cores claras, mas isso não significa que elas precisam ser sem graça! Hoje em dia, há uma grande variedade de tintas em cores discretas que são muito charmosas, além de papéis de parede e outros revestimentos.

Os móveis que ocupam bastante espaço, como estantes e cabeceiras, também devem ser claros. Deixe os tons mais fortes para detalhes ou móveis que costumam ter personalidade, como o sofá.

3. Tenha uma boa iluminação

A casa bem iluminada sempre vai parecer maior e mais acolhedora. Por isso, procure aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando cortinas mais claras e finas, ou deixe as persianas abertas. Para que o apartamento continue bem iluminado durante a noite, invista em lustres e luminárias bonitos para a luz central, e tenha  pontos de luz auxiliares, como plafons, arandelas e abajures.

Se tiver algum ponto da casa para o qual você queira dar destaque, a melhor forma é utilizar uma fonte secundária de iluminação artificial diretamente sobre ele.

4. Aproveite o espaço vertical

Se o imóvel é pequeno, é importante utilizar as paredes o máximo possível. Por isso, instale prateleiras, móveis embutidos (como armários de cozinha), e até mesmo em um jardim vertical, que é um espaço para pendurar suas plantas ocupando pouco espaço.

Lembre-se que todo imóvel precisa de um espaço razoável para circulação, tanto de pessoas quanto de ar. Por isso, evite deixar o ambiente abarrotado, aproveitando espaços menos convencionais. Por exemplo, cama box com baú também é uma ótima ideia para decoração de apartamento pequeno, pois um espaço que não seria utilizado serve para guardar cobertores, roupas de cama etc.

5. Use espelhos

Todas estas dicas são ótimas para deixar o ambiente mais espaçoso, ainda que ele seja pequeno. Mas sempre é possível utilizar truques que amplificam ainda mais essa sensação. Espelhos decorativos são perfeitos para fazer a casa parecer mais ampla e agradável. Além disso, você pode escolher uma grande variedade de molduras diferentes, e ter uma peça decorativa e útil.

Evite posicionar espelhos diretamente voltados para a janela, pois eles acabam refletindo a luz de uma maneira excessiva e incômoda. O ideal é posicioná-los na mesma parede que a janela, ou dos lados.

Agora que você já sabe como fazer uma bela decoração de apartamento pequeno, que tal deixá-lo ainda melhor com plantas? Confira quais são as cinco melhores plantas para apartamento!

Deixe um comentário

Share This