Morar perto do trabalho: conheça os prós e contras!

A princípio, morar perto do trabalho parece uma decisão inteiramente vantajosa, não é mesmo? Afinal, hoje em dia, quase todo mundo reclama que tem pouco tempo para o descanso e lazer porque perde algumas horas preciosas no deslocamento.

No entanto, antes de tomar essa decisão, é preciso considerar que há também alguns pontos negativos. Continue a leitura e confira os prós e contras de morar perto do trabalho!

Vantagens

Diminuição do tempo do trajeto

A principal vantagem de morar perto do trabalho é poder chegar em casa mais cedo. Além disso, você evita (ou, pelo menos, reduz) o estresse do trânsito e do transporte público lotado e fica menos sujeito a imprevistos, visto que o caminho é menor.

Maior tempo para descanso

Ao chegar mais cedo em casa, você tem um tempo extra para relaxar diariamente. Por outro lado, você também vai sentir menos cansaço, pois passou por menos desgaste físico e mental no trajeto.

Tempo para atividade física

Chegar em casa mais cedo significa que você provavelmente terá um tempo antes de precisar se preocupar com o jantar. Portanto, este tempo pode ser usado para fazer alguma atividade física. Dependendo da distância do trabalho para a sua casa, você também pode voltar caminhando ou andando de bicicleta. Não se esqueça de levar um tênis confortável!

Economia financeira

Você notará uma economia significativa, seja com as tarifas de ônibus e metrô, seja com a gasolina do carro. Para quem vai trabalhar de carro, também há a vantagem de o veículo sofrer menos desgaste, precisando assim de menos manutenções. Caso você possa caminhar ou pedalar do trabalho até sua casa, a economia será ainda maior.

Refeições em casa

Dependendo do seu tempo de almoço e distância da casa ao trabalho, vale a pena voltar para casa na hora da refeição. Assim, você não precisa se preocupar com fazer marmita ou ter gastos desnecessários em restaurantes, ainda podendo relaxar um pouco no sofá.

Desvantagens

Não se desligar totalmente do trabalho

Morar perto do trabalho pode ter o impacto negativo de não conseguir se desconectar das suas tarefas. Afinal, muitos usam o período de locomoção para casa para desligar a mente do trabalho. Além disso, caso seu trabalho exija que alguém volte em horários inconvenientes para lidar com imprevistos, você sempre será a primeira opção.

Preços mais altos

A maioria das pessoas trabalha em regiões mais centrais ou mais caras de se viver. Ou seja, é raro quem more em um bairro de custo maior do que aquele onde trabalha. Por isso, morar perto do emprego significa pagar um aluguel ou um financiamento maior. Além disso, em grande parte das situações, será necessário optar por um apartamento e, consequentemente, precisar se preocupar com a taxa de condomínio.

Problemas ao mudar de emprego

É preciso pensar no futuro: a não ser que você esteja totalmente satisfeito com seu local de trabalho e tenha alguma estabilidade, é bem provável que mais para frente você vá trabalhar em outro lugar.

Se seu imóvel é alugado, é mais fácil mudar-se depois para perto do novo emprego. No entanto, caso você tenha comprado, será um processo mais complicado.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de morar perto do trabalho, que tal nos seguir nas redes sociais? Estamos no Facebook, no LinkedIn e no YouTube!

Deixe um comentário

Share This