Você sabe o que fazer com o 13° salário? Veja aqui!

Sobreviver no Brasil é um tremendo desafio para a grande maioria das pessoas, embora a situação econômica do país esteja apresentando sinais de melhora em relação à crise ocorrida nos últimos anos. Diante dessa realidade, saber o que fazer com o 13º salário pode ser extremamente importante para manter a sua saúde financeira.

O fato é que muita gente ainda não consegue decidir qual é o melhor destino para essa quantia “inesperada”, que surge em nossas contas bancárias bem no período de final de ano. Você também se encontra nessa situação? Então, confira o conteúdo a seguir e descubra algumas opções interessantes!

Comece com muita moderação

Sim, a primeira atitude a se ter com o 13º salário é muita moderação. Lembre-se de que ele só deve ser considerado como “um extra” se você estiver com todas as suas despesas em dia e se esse montante realmente puder ser usado com supérfluos — sem estar atrelado a débitos, passivos, taxas ou gastos anteriores.

Caso não seja a sua situação, nem pense duas vezes e já use o 13º salário para quitar, pelo menos, as suas principais dívidas. Você certamente sabe que os juros no Brasil não são nada pequenos e, quanto mais você deve, mais dinheiro acabará gastando. Se for possível, renegocie com o seu credor e tente ajustar melhores formas de pagamento.   

Gaste em compras ou em lazer

Uma vez que as suas despesas estejam sob controle, você pode pensar em utilizar o seu 13° salário para a aquisição de produtos ou serviços que proporcionem descanso, alegria e prazer. Uma boa opção, por exemplo, são as viagens em família — e o Brasil é um país riquíssimo em destinos interessantes e baratos.

Outra alternativa é investir na sua própria casa, fazendo uma boa reforma ou melhorando alguns detalhes, como decoração, pequenos ajustes ou investindo em eletrodomésticos e eletroeletrônicos mais modernos e funcionais. Porém, lembre-se de calcular bem essas despesas, para não acabar com alguma dívida depois.

Invista em um imóvel novo

Investir em um imóvel também é uma boa alternativa do que fazer com o 13º salário. Mesmo que você não tenha o montante total para quitar a compra de uma nova propriedade, que tal usar esse dinheiro para dar entrada em um financiamento ou consórcio, por exemplo?

Dessa maneira, você investe em um patrimônio e garante que o capital extra não seja desperdiçado, podendo ser utilizado para que você e sua família se mudem para um local que atenda melhor às expectativas e demandas de todos. E, caso tenha condições, você também pode usar seu 13º salário para adquirir mais um imóvel, ampliando, assim, seus bens patrimoniais.

Como você pôde verificar, antes de decidir o que fazer com o 13º salário, é muito importante definir seus objetivos financeiros o quanto antes para dar um melhor direcionamento a esse dinheiro extra.

Gostou de aprender o que fazer com o 13º salário? Curtiu nosso conteúdo? Tem mais dicas do que fazer com essa remuneração? Então deixe o seu comentário aqui no post!

Deixe um comentário

Share This